Apesar das TIC serem assumidas no
Currículo Nacional do Ensino Básico em Portugal como “formação
transdisciplinar”, devendo “conduzir, no âmbito da escolaridade obrigatória, a
uma certificação da aquisição de competências básicas neste domínio”
(Decreto-Lei 6/2001), não é isso que se verifica, por isso, surgem as Metas de
Aprendizagem TIC com a indicação de que os discentes deverão adquirir nessa
área ao longo do percurso escolar.
O estudo realizado para
desenvolver as “Metas de Aprendizagem” resultou numa excelente oportunidade,
para se equacionar, de uma forma sistemática, a definição do que os alunos
deverão adquirir na área das TIC ao longo e em cada uma das etapas do seu
percurso escolar.
As Metas de Aprendizagem TIC
constituem uma orientação para o desempenho profissional, quer do professor,
quer do professor bibliotecário, uma vez que apontam as áreas de competência a
atingir pelos alunos em cada ciclo. Como refere o documento "Metas de
Aprendizagem”, para o Pré-escolar, “a definição destas aprendizagens tem como
propósito último servir de orientação para educadores de infância relativamente
à seleção de estratégias de ensino e de avaliação dos resultados da
aprendizagem. Podendo ainda ser útil a pais e outros adultos com
responsabilidades na educação de crianças desta faixa etária”. O mesmo
documento acrescenta, ainda, que “importa sublinhar que as aprendizagens visadas
nesta faixa etária não são propriamente aquelas que dizem respeito ao
conhecimento sobre o funcionamento dos equipamentos, dos programas ou dos
recursos digitais. Mais do que isso, importa tirar partido do seu potencial
para proporcionar às crianças melhores e mais ricas experiências de
aprendizagem, valorizando as relações e interações que as crianças estabelecem
entre diferentes sistemas sociais com características específicas (e.g. casa,
sala de aula, rua)”. Relativamente ao 1º ciclo o documento refere
que “mais do que um currículo autónomo, a ideia nuclear é a de que estas metas
constituam o referencial a considerar por cada professor na sua área
específica, numa ótica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe
compreender em que matérias, para que fins e como será adequado e pertinente
mobilizar as TIC”. Protagoniza, ainda, a ideia de que “a operacionalização das
metas de aprendizagem na área das TIC assenta numa lógica de interação entre os
diferentes campos do conhecimento científico que compõem o Currículo (áreas
disciplinares/curriculares), em articulação estreita com as aquisições de
natureza transversal estruturantes do desenvolvimento global do indivíduo,
dando origem a uma estrutura de áreas de competência organizadas, em função da sua
especificidade”.
O mesmo documento aponta também
um conjunto de estratégias de operacionalização, atividades e tarefas
adequadas, para que os alunos, do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, sob
orientação dos docentes, possam tirar vantagens das tecnologias digitais.
A biblioteca escolar/professor
bibliotecário são imprescindíveis neste desenvolvimento dado que a BE
proporciona ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma
cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida. A biblioteca escolar tem um
importante papel a desempenhar na promoção e desenvolvimento de literacias que
permitirão aos alunos a integração efetiva, profícua e feliz na Sociedade da
Informação. As bibliotecas escolares, na definição/programação/planificação de
atividades com professores e alunos deverão ter sempre em consideração as Metas
de Aprendizagem TIC referentes à literacia digital para que as áreas de
competências – informação, comunicação, produção e segurança – se constituam
como pilares das restantes literacias, nomeadamente as que são definidas no
documento “Aprender com a Biblioteca Escolar”: literacia da leitura, literacia
dos media e literacia da informação.
Ao concluir o Ensino Básico, o
aluno deverá ser capaz de pesquisar, selecionar e organizar informação para a
transformar em conhecimento mobilizável e adotar estratégias adequadas à
resolução de problemas e à tomada de decisões. A biblioteca escolar é o espaço
e o recurso por excelência para a concertação de esforços na promoção e
desenvolvimento da literacia da informação, cumprindo os objetivos que estão
consignados nos documentos referenciais, nomeadamente o Manifesto da Biblioteca
Escolar (IFLA/UNESCO, 1999) e a Declaração Política da IASL sobre Bibliotecas
Escolares (IASL, 1993) e que o recente referencial emanado pela RBE vem
reforçar e orientar.
Portanto, o documento “Aprender
com a biblioteca escolar – referencial de aprendizagens associadas ao trabalho
das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico” é uma
mais-valia, uma referência para o desenvolvimento de atividades com os
docentes, pois aponta para estratégias de operacionalização para cada umas das
literacias – leitura, média e informação – bem como sugere atividades a
desenvolver pelos professores de forma articulada com a biblioteca escolar. Com
efeito, reunidos no espaço da biblioteca escolar, os recursos informacionais
constituem-se como um excelente manancial para proporcionar o desenvolvimento
de conhecimentos, competências e atitudes necessários para se viver na Sociedade
da Informação, quer sejam utilizados por iniciativa dos alunos, quer por
iniciativa dos professores na preparação e implementação de atividades letivas
diversificadas, ao serviço de uma aprendizagem baseada em recursos.
O desenvolvimento de projetos
articulados entre os professores e a biblioteca escolar é a melhor forma de
articular as Metas de Aprendizagem TIC com as competências necessárias às
diferentes áreas de literacia, pois a biblioteca é o espaço privilegiado para a
agregação de diferentes saberes.
Referências Bibliográficas:
COSTA, Fernando et al. (2010). I Encontro Internacional TIC
e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa. (931-936).
(http://aprendercom.org/miragens/wpcontent/uploads/2010/11/398.pdf)
COSTA, Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área
das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME.
Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6567
DECRETO-LEI nº 6/2001. D.R. I Série - A (2001-01-18)
258-265. [Em linha]. Disponível em http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=31&fileName=decreto_lei_6_2001.pdf
IASL (1993). Declaração política da IASL sobre
bibliotecas escolares. [Em linha]. Disponível em http://www.oei.es/pdfs/rbe5.pdf.
IFLA/UNESCO (1999). Manifesto da Biblioteca Escolar da
IFLA/UNESCO. [Em linha]. Disponível em http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portug.pdf.
FELIZARDO, Helena. (2014). As metas de aprendizagem na área
das TIC no contexto do desenvolvidas das literacias e das competências
transversais : Um referencial para as aprendizagens com TIC [Facultado pela
Docente da Disciplina, na Plataforma].
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede
Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar . Lisboa: RBE (2012)
Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt
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